domingo, 17 de julho de 2011

PODE-SE EVITAR "O TODOS CONTRA UM"

Está cada vez mais comum a ocorrência de bullying. Ele circula nas escolas, na internet. Costuma atacar os mais frágeis e os que se diferenciam dos demais. Suas conseqüências são devastadoras. Entre elas, a depressão e até mesmo o suicídio. Está se tornando um problema cada vez mais alarmante e de difícil solução. Exatamente por isso, é preciso prevenir a violência nas escolas, utilizando métodos como o diálogo e o aumento de segurança, evitando assim, diversos tipos de agressão nessas instituições.

Há quase doze anos, dois jovens que sofriam bullying invadiram uma escola norte-americana e assassinaram mais de dez professores e adolescentes. Denominado massacre Columbine, o caso teve bastante repercussão no mundo inteiro e após o acontecimento, os Estados Unidos fizeram um investimento extremamente alto na compra e instalação de câmeras, além de detectores de metais, numa tentativa de aumentar a segurança nos colégios. A alternativa, apesar de muito cara, surtiu efeito. Hoje, o número de agressões físicas em instituições escolares do país diminuiu consideravelmente.

Porém o bullying não se apresenta só em ataques físicos, ele atinge verbalmente e acarreta danos psicológicos gravíssimos. Dessa maneira, há uma solução muito mais eficaz para evitá-lo. O diálogo entre o corpo docente, pais e alunos é uma arma poderosa, que se usada a longo prazo irá diminuir expressivamente os casos de violência contra estudantes. Acontece que a boa interação entre eles levará à comunicação que fará com que pequenos problemas de isolamento e discriminação sejam rapidamente solucionados, não dando espaço para que cresçam e tornem-se algo irreparável, pois jovens terão segurança de discutir a respeito do que os incomoda. Além disso, diálogos serão responsáveis por conscientizar adolescentes sobre o bullying, mostrando como é perigoso.

Assim, existem meios para tentar evitar a violência nas escolas. O aumento da segurança, apesar de ser um investimento caro, pode suprimir, não inteiramente, os ataques físicos. Somando a isso, há o diálogo que é um método bastante eficaz, já que fará com que os jovens sintam-se confortáveis para conversar sobre qualquer situação que os preocupe e esta interação também fará com que os estudantes tenham consciência da seriedade de agressões no colégio.

Anny Gabriely Miranda Campos

Nenhum comentário: