domingo, 17 de julho de 2011

EDUCAÇÃO: MAIS QUE UMA SIMPLES AULA

Acordar cedo, trocar de roupa, tomar café, ir para a escola. Essa é uma rotina que quase a totalidade das pessoas vivenciou ou vivencia por um longo período de tempo. É necessário frequentar a escola por, pelo menos, doze anos para ter a formação no ensino fundamental e médio. A grande quantidade de tempo dedicada a essa instituição mostra o alto grau de influência e importância que a escola tem na vida do estudante. Essa importância está relacionada ao considerável papel da escola na formação intelectual e social de um indivíduo.

A escola deve ter como um dos objetivos formar intelectualmente o estudante. É através de aulas em sala, aulas de campo e atividades avaliativas que isso acontece. Porém, mais importante que transmitir o conhecimento ao aluno é ensinar o estudante a pensar, a ter senso crítico e criar suas próprias opiniões. É como, por exemplo, ao estudar sobre a devastação e poluição da natureza, é importante promover debates e discussões sobre o tema, meios de preservação, despoluição, ou seja, fazer o aluno refletir.

Mais que o desenvolvimento intelectual, a escola tem também a função de formar socialmente o indivíduo. Numa sala de aula nos deparamos com os mais diferentes tipos de pessoas das quais divergimos em opiniões, mas que temos que nos relacionar harmonicamente. Em outras palavras, aprendemos a nos relacionar em grupo. Ao fazer um trabalho em equipe, por exemplo, é necessário discutir, ceder e argumentar para convergir em uma ideia da equipe.

A partir do que foi discutido, podemos perceber que a escola tem como principal e essencial função, a de educar intelectual e socialmente o estudante. Diante dessa importante função da escola, vemos uma contradição no nosso país, o setor da educação é um dos mais precários do Brasil. Essa precariedade preocupa e necessita de maior atenção dos governos, pois a escola não educa apenas conceitualmente, educa para a vida.

Uma leitora.

Marina Mendonça de Miranda.

(CALL, quinta-feira, 1º e 2º anos, sala 8)

Nenhum comentário: