domingo, 17 de julho de 2011

JOVENS, INDIVÍDUOS GROSSEIROS

Tapas, chutes, xingamentos, sinais obscenos. Estas são atitudes cada vez mais praticadas pelos jovens tanto em casa quanto na escola contra pais e professores. Essa realidade precisa mudar, pois senão futuramente nossa sociedade terá um número restrito de pais e professores devido à grosseria com que estes convivem atualmente. Mas como mudar esta situação?

Inicialmente, é indubitável que a presença da família na vida do jovem é necessária para que se tenha uma redução no número de grosserias contra pais e professores. Com uma família presente desde pequeno,o jovem, no futuro, terá uma abertura maior para contar suas dificuldades e tristezas para alguém de confiança e que realmente esteja interessado em ajudá-lo,ao invés de expulsar essas infelicidades através de atitudes desrespeitosas e grosseiras com os mais velhos.Dados coletados pelo pesquisador americano Robert Blum,da Escola de Medicina da Universidade de Minessota,permite concluir que a principal causa da agressividade das crianças da classe média americana é a falta de amor dos pais.Logo,elas precisam se sentir amadas.

Além disso, é necessário que os pais tenham “pulso firme” em suas decisões desde cedo. A partir do momento em que eles não demonstram convicção nas decisões tomadas, a insegurança que os rodeiam será um alicerce para uma refutação de idéias, por parte dos filhos, e quem sabe até mesmo uma revolta. É um caso de um filho que questiona aos pais sua saída para uma festa. O pai não permite já a mãe além de permitir ainda faz com que o pai seja flexível quanto a sua decisão. A falta de senso comum entre os pais poderá levar o menino a um questionamento agressivo em outra ocasião, em que a solução encontrada naquele instante não for a desejada por ele. Temos assim a formação de um indivíduo desrespeitoso e desligado quanto à hierarquia social.

Há quem defenda que a melhor maneira para evitar agressões aos pais e professores é o castigo físico. Embora seja uma forma de impor respeito e neutralizar o comportamento inadequado, a punição física não é a melhor saída a ser utilizada.Como querer combater a violência fazendo uso desta? O castigo físico só contribuirá para o agravamento da situação. Logo, este tipo de punição não é a melhor escolha.

Em suma, esta realidade, em que jovens cometem grosserias, precisa mudar. Não só através da demonstração de afeto pelos pais,mas também por meio de decisões concretas destes.Portanto, o melhor caminho é o do diálogo,que além de proporcionar uma relação afetiva entre pais e filhos,impossibilita a formação de um jovem não condizente com a hierarquia social.

Igor Ataíde

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: