domingo, 17 de julho de 2011

A NOSSA SEGUNDA CASA

Formar cidadãos, contribuir para a formação profissional, ensinar as matérias. Essas são algumas respostas dadas por pessoas ao serem questionadas sobre qual a principal missão da escola. Significativa parte do tempo da maioria das pessoas é vivenciada em ambiente escola, um espaço com diversos e importantes compromissos, em que alguns estão relacionados a características técnicas, e outros a valores morais.

É certo que a escola tem como incumbência mais expressiva, a transmissão de conteúdos acadêmicos que servem de apoio para a vida inteira. Ensinar as disciplinas, dar condições para que o aluno descubra a área de sua preferência, seja tecnológica, humana ou biomédica e, consequentemente, qualificá-lo para o trabalho, é dever de qualquer instituição escolar. Nesse âmbito, o que interessa é o desenvolvimento intelectual do ser. E é tendo por base essa aprendizagem, que o engenheiro consegue calcular, o advogado elabora uma petição ou um biólogo estuda a vida de uma planta, por exemplo.

Além disso, cabe à escola contribuir para a formação ética e social dos alunos. Valores como respeito, cooperação, responsabilidade e solidariedade devem ser fortemente trabalhados. Nesse ambiente, temos que aprender a lidar com diferenças de opiniões e gostos, temos que assumir vários compromissos, desde se uniformizar corretamente, até realizar as atividades e, constantemente, trabalhamos em grupo, por exemplo. Dessa forma, crescemos não só no domínio da inteligência, mas também como cidadãos íntegros e como pessoas integrantes de uma sociedade.

Portanto, a escola pode ser considerada a nossa segunda casa, tendo em vista que além de repassar informações e conceitos, esse estabelecimento nos prepara para a vida em sociedade. A instituição escolar nos ensina, de uma forma geral, a desenvolver habilidades e competências, informando e formando.

Marjorie Saunders
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 7)

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