domingo, 17 de julho de 2011

AS MULHERES NO PODER

De uns tempos para cá, as mulheres estão aumentando a sua participação no mundo, ou seja, uma nova geração de mulheres está chegando ao poder em sociedades nas quais isso era impensável até pouco tempo atrás. Não só porque há mulheres na política, mas também os números de damas nos negócios vêm crescendo. Além de elas estarem em busca de uma instrução cada vez melhor.

Com a chegada de Dilma Rousseff à presidência da república a história do país muda e esse fato está, é claro, muito longe de ser insólito. Além de Dilma, existem muitas outras presidentes, como no Chile Michelle Bachelet é a primeira mulher a presidir um país latino-americano sem ter herdado o poder do marido. Sem contar Hillary Clinton, dos EUA.

Nos negócios, aproximadamente 25% dos cargos de chefia são exercidos por mulheres no mundo, segundo dados da consultoria The Grant Thornton International Business Report, baseados em informações referentes a empresas privadas em 36 países em 2009. No caso do Brasil, especificamente, tem 21% de mulheres chefes.

Em relação à formação acadêmica, entre 1996 e 2008, o número de homens com doutorado é maior que o de mulheres. Mas, desde 2004, as mulheres superam os homens na obtenção anual de títulos de doutorado no Brasil.

Hoje as mulheres são 100 milhões de trabalhadoras em toda a América Latina e Caribe. Além da inserção das mulheres no mercado de trabalho, outra mudança é visível nas famílias, causada principalmente por profundas transformações sociais e demográficas. Houve um incremento de domicílios com apenas uma pessoa responsável, quase sempre uma mulher, um menor número de filhos e o aumento de pessoas.

Portanto, em todas as áreas da atividade humana a mulher vem se destacando. Alguns setores que até há pouco eram tidos como de inteiro domínio masculino, foram desmistificados e hoje são administrados, dirigidos e chefiados por mulheres de inquestionável sucesso e competência. Desta forma, está evidente o crescimento da participação da mulher nas atividades políticas e principalmente nas atividades econômicas, sejam públicas ou privadas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego demonstram que entre 2006 e 2010 as mulheres predominavam e agora continuam a predominar na Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

Taíla Maciel

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: