domingo, 17 de julho de 2011

ASSIM O BRASIL NÃO CRESCE

Analfabetos absolutos e semi-analfabetos.Essa é a realidade de 15% dos jovens brasileiros com idade entre 15 e 24 anos.Diante desse dado, todo ano os políticos dizem estar investindo na educação básica de nosso país e na qualidade do ensino, mas será que isso é verdade?

De acordo com as pesquisas feitas pelo INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional), em 2009 apenas uma terço dos jovens daqui atingiram a alfabetização plena, e isso não ocorre apenas em um nível de ensino.O analfabetismo funcional atingia 59% dos alunos até a 4ª série, da 5ª a 8ª série eram 22% e no ensino médio apenas 5%.Tais taxas provam que o ensino básico está carente e necessita de melhoras.

O ensino fundamental é uma importante época na vida do aluno, umas vez que, sem um bom ensino básico ninguém consegue aprender direito os conteúdos futuros.Os responsáveis pela educação brasileira (Ministério da Educação) investem muito nas UFS e IFS ( Universidades e Escolas Técnicas) e deixam em segundo plano o ensino básico, sem levar em conta que o aluno apenas chegará nas universidades se tiver uma base.Eles estão fazendo o contrário, pois o ensino começa de baixo para cima.

O número de analfabetos funcionais na oitava economia do mundo é provocado pela contínua falta de prioridade na educação básica e na qualidade da instrução.Ao corrigirmos esse déficit, nossa população passa por uma incrível reforma e deixará assim, de ter tantos analfabetos.

Lucas Freire

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)

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