quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CELULAR NA AULA: FALHA NA TRANSMISSÃO


Sala de aula. Um local onde aprendemos tudo que precisamos para no futuro termos um bom e digno trabalho. Porém, um comportamento tornou-se bem comum dentro desse espaço: o uso de celulares durante a aula. Tal comportamento incomoda muito o professor, que muitas vezes tem que parar a aula e reclamar com o aluno. Este, julgando-se dono da razão, acha que o celular não atrapalha e que é implicância do professor ou da escola. No entanto, está terrivelmente enganado.

É fato que atualmente os celulares são providos de diversos aplicativos. Há tempos que ele deixou de ser usado apenas para ligações. TV, jogos, internet, tudo isso atrai a atenção do aluno, distraindo-o e fazendo-o achar a aula uma coisa chata e monótona. Estudar pode até não ser tão interessante quanto manusear um celular, mas é necessário para nossa formação como cidadãos e profissionais. Daí o perigo desse aparelho em sala de aula.

Além de distrair a atenção do aluno, tal aparelho pode atrapalhar também a turma, uma vez que quando toca causa tumulto na aula. Aqueles que querem aprender acabam sendo prejudicados e até o professor, por perder a linha do pensamento.

Percebemos claramente que o celular é um péssimo instrumento se usado durante a aula. Espera-se que família e escola unam-se no combate ao seu uso. Para isso os pais devem conscientizar seus filhos de que o uso do celular durante a aula é incoerente, e a escola, por sua vez, deve ser mais rígida quanto a isso. Sendo assim, os alunos poderão se preparar adequadamente para o futuro, sem serem atrapalhados por pequenas distrações como o celular.

Lucas Freire
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)

Nenhum comentário: