domingo, 29 de agosto de 2010

ESSÊNCIA DE UMA DEMOCRACIA




A obrigatoriedade do voto é uma medida justa e necessária nos dias atuais. Não só porque é essencial para se constituir uma democracia, mas também porque é a partir dela que todos os brasileiros têm igual representação no governo. Além de haver alternativas para quem não deseja votar em candidato algum.

A palavra “democracia” vem de demos (povo) e kratos (governo). É aquela em que as decisões são tomadas pelo povo, pela maioria. O voto obrigatório é um dos fatores essenciais para que haja uma verdadeira democracia. Ele permite que toda a população, independentemente de sexo, etnia, classe social e outros, tenha sua participação no governo.

Sem o voto obrigatório, apenas parte da população elegeria seus representantes, sendo essa uma ação injusta. As demais parcelas da população ficariam sem representação, excluídas do governo. Aconteceria aqui algo semelhante ao que ocorre nos Estados Unidos da América, onde o voto é facultativo: eleitores de baixa escolaridade, por exemplo, sentir-se-iam marginalizados e sem força para eleger um representante.

Ninguém é obrigado a votar no candidato “X” ou “Y”, mas apenas a comparecer no dia das eleições. O eleitor pode votar em um candidato ou não, votar em branco ou anular o voto. Mas ele deve inserir-se, responsavelmente, no sentido mais genuíno da democracia, que é o da participação de todos os cidadãos.

O voto é o melhor instrumento de mudança social que um país livre e democrático pode possuir. É uma conquista da sociedade como um todo. Votar é a maior arma que temos, capaz de mudar um país, como o nosso Brasil.

Matheus Castro
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: