domingo, 15 de agosto de 2010

O VALOR DA EXPERIÊNCIA


É inaceitável que hoje existam tantos casos de maus-tratos a idosos. Afinal, as pessoas da terceira idade merecem respeito, acima de tudo por serem cidadãos. Além disso, a sabedoria que essas pessoas podem nos transmitir através de ensinamentos é enorme.

No que diz respeito à cidadania, os idosos são como nós. E não é uma doença proveniente da idade mais avançada ou qualquer impossibilidade física que tira deles todos os seus direitos. Direitos como o de integridade física, que é muitas vezes desrespeitado, como em vários casos mostrados em telejornais, em que enfermeiros ou mesmo familiares batem e maltratam pessoas de idade, já que esses não conseguem mais se defender. Isso é um absurdo.

Essa desvalorização dos idosos às vezes por parte dos próprios filhos se torna ainda mais inadmissível quando paramos e pensamos no quanto essas pessoas podem nos ensinar. Conhecimentos adquiridos durante toda uma vida, e que na forma de histórias, conselhos e de muitas outras formas, podem acrescentar muito em nossa vida.

Além disso, em muitos programas de promoção da saúde e de conscientização, vemos diversos casos de pessoas que mesmo com o avanço da idade, trabalham e em alguns casos até praticam esportes radicais, provas de que velhice não é sinônimo de invalidez.

Em resumo, com tudo que foi aqui apresentado, é cada vez mais revoltante saber que muitos idosos ainda são maltratados. Se todas as pessoas, principalmente os filhos que praticam atos de tanta maldade com os pais, já idosos, decidissem ao menos retribuir o que essas pessoas já fizeram por elas, com certeza os idosos teriam uma melhor qualidade de vida. Qualidade que eles merecem.

Rodrigo Molina

(CALL, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: