domingo, 2 de outubro de 2011

HOMOFOBIA OU HIPOCRISIA

Imagine a situação: dois homossexuais saem de casa para visitar um lugar público onde em tese qualquer indivíduo tem o direito de freqüentar, e chegando lá são agredidos em um ato de homofobia. Essa cena tem se repetido corriqueiramente nos dias atuais sendo retratada até mesmo em novelas televisivas. O fato é que esse tipo de comportamento arrogante tem passado dos limites, e diante disso foi criado um projeto de lei com o objetivo de tornar crime a intolerância contra a orientação sexual de cada cidadão.

É comum indivíduos recorrerem à justiça quando se sentem ameaçados e desrespeitados. Ainda assim, vemos posições preconceituosas e que atingem a moral de outros cidadãos. Isso porque ainda não entendemos a relação crucial que existe entre direitos e deveres: é necessário cumprir estes para exigir aqueles. Atentar contra o direito do outro e, ao mesmo tempo, exigir respeito aos seus é hipocrisia.

Muitos homofóbicos afirmam que essa lei infringe a liberdade de expressão de quem não concorda com essa opção. No entanto, sabemos que esta não consiste no direito de ofender qualquer outro indivíduo que não concorde com essa escolha afetiva. Qualquer cidadão tem o direito de exprimir conclusões sobre qualquer assunto, desde que respeite as escolhas dos outros. A lei não será aprovada para criminalizar toda posição contrária à homoafetividade, e sim para garantir aos homossexuais o devido respeito ao qual todo cidadão tem direito.

Diante da proporção da violência contra esse grupo, é preciso tomar providências. As leis servem para estabelecer regras para uma convivência pacífica na sociedade, e a homofobia é um dos fatores que vêm perturbando isso. Logo, essa lei é necessária para fazer valer os direitos iguais, tornando crime esse atos de ignorância.

Lara Louise
(CALL, 1º e 2º anos, quinta-feira, sala 8)

Nenhum comentário: