domingo, 2 de outubro de 2011

ESCOLAS: OFICINAS DA HUMANIDADE

Obter conhecimentos técnicos e científicos sobre vários assuntos têm se tornado cada vez mais necessário para se conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Para isso, freqüentamos escolas, onde adquirimos informações necessárias para tornarmo-nos bons profissionais. Porém, seria esse o único papel das escolas?

É certo que as instituições educacionais também são responsáveis pela formação de cidadãos. Já que é onde aprendemos sobre a sociedade, seu processo histórico, e nosso papel dentro dela. É onde conseguimos, por exemplo, certa noção dos nossos direitos, como o voto, e deveres, como respeitar as leis. E, a partir desse conhecimento, passamos a exigi-los e exercê-los.

Além disso, a escola também influencia na vida social dos alunos. Tento em vista que é um ambiente onde passamos a aprender regras básicas de convivência com outros indivíduos. Não só durante o ensino básico, mas durante todo o período estudantil, as discussões e interações promovidas entre turmas forçam a partilha de informações e opiniões.

É preciso ressaltar que a escola não tem apenas uma, mas várias missões na formação do indivíduo. Além disso, tudo gira em torno da educação: a economia, política e até o meio ambiente. Só pessoas estudadas têm uma maior capacidade de fornecer meios para desenvolver esses setores. Por isso, é necessário investimentos maiores nessa área para que uma nação evolua. Afinal, não foi sem razão que Comenius opinou sobre as escolas: “São sem dúvida as oficinas da humanidade”

Lara Louise

(CALL 1º e 2º anos, quinta-feira, sala 8)

Nenhum comentário: