domingo, 12 de junho de 2011

Educação a quatro rodas


Não há como ninguém negar suas imprudências no trânsito. Envolvimento em acidentes, excesso de velocidade, consumo de bebidas alcóolicas ao dirigir... As causas dos elevados índices negativos em relação ao trânsito são as mais diversas. Infelizmente, o que vale ressaltar é que quase nenhuma pessoa não se envolveu em acidentes desde o dia que tirou a habilitação.

Fatos são diferentes de suposições. Pesquisas baseadas em fatos do cotidiano, isto é, nos elevados números de acidentes que acontecem nas rodovias do país, demonstram que cada vez mais o índice está subindo. Uma das causas é a alta velocidade. Algumas pessoas perderam o senso de diferir necessidade de velocidade, usando seus carros de maneira incorreta.

Uma lei surgida há alguns anos, a “Lei Seca”, tem como objetivo inibir os motoristas que bebem quando estão dirigindo. Embora não caiba apenas aos órgãos públicos conscientizar as pessoas, a lei foi colocada em prática, porém, sem sucesso. Como os motoristas não temem à lei, e além dela não funcionar (bafômetros em desuso, falta de blitz nas estradas), muitos são os casos de tragédias causadas pelo consumo de álcool.

Para reduzir os números de acidentes nas rodovias, as pessoas necessitam ter consciência e saber que além de envolver suas próprias vidas, estão colocando em risco a vida do demais. Dirigir exige muito mais do que ter dinheiro e comprar um carro, é preciso também saber o real significado da invenção dessa palavra: estar no controle da situação. No caso, é seguir a sinalização, respeitar os limites de velocidade e conduzir o veículo de maneira defensiva. Isso é o básico e, no trânsito, fazer o básico é fazer o essencial.

Diego Leonardo
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)

Nenhum comentário: