domingo, 12 de junho de 2011

EAD - Um novo método de ensino

Falta de tempo, de dinheiro e de horários compatíveis com o trabalho, a família e os estudos. São esses os motivos que levam várias pessoas a fazerem um curso de nível superior à distância. Pode ser este o meio de formação superior o passaporte para a realização profissional do indivíduo, consequentemente, a oportunidade de inserir-se no mercado de trabalho. Por isso esse método é tão procurado e, sem dúvidas, deve ser considerado como algo favorável.

É certo que na atualidade o “velho” ensino presencial está sendo cada vez mais substituído pelo ensino à distância, que vem inovando, agradando e conquistando mais e mais pessoas. Mas o que seria educação à distancia? EAD é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, em que professores e alunos estão separados espacial e temporalmente. Mas podem estar conectados, por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet. Também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Por sua versatilidade, os alunos assistem às aulas onde, quando puderem e quando quiserem.

O fato é que essa modalidade de ensino faz com que o aluno seja sujeito de sua formação (construção do conhecimento), faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha e vive alcançando assim uma formação entre a teoria e a prática ligada à experiência e em contato direto com a atividade que se deseja aperfeiçoar. Permite ao aluno uma eficaz combinação entre estudo e família, além do fator custo-benefício já que a educação a distância proporciona uma maior economia do que um curso presencial com um “bônus” que é o material didático, muitas vezes, gratuito.

O EAD tem mostrado eficiência e eficácia, pois cada vez mais o mercado de trabalho vem sendo dominado por pessoas competentes e sábias no assunto de sua graduação oriundas de escolas à distância. Não há coisa nesse mundo que impeça uma pessoa de aprender e de ser alguém na vida.

Taíla Maciel de Alencar Fialho
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: