domingo, 12 de junho de 2011

CELULAR E SALA DE AULA NÃO COMBINAM!

Jogos, câmera fotográfica, MP3 player. São muitas as funções dos celulares da atualidade e elas vão muito além de apenas a realização de ligações telefônicas. Cada vez mais atualizados e entretidos, são, com certeza, um dos objetos preferidos de muitas crianças e adolescentes. No entanto, seu uso em sala de aula, bastante frequente entre os jovens de hoje, pode acarretar alguns problemas, como por exemplo, a desconcentração dos alunos e do professor.

De fato, o uso de celulares durante as aulas tem mostrando-se como algo perigoso. Ao utilizá-lo, mesmo que apenas para ver as horas, quanto mais para jogar ou ouvir música, o aluno perde o foco da matéria que é dada, desviando-se do curso de explicação do professor, o que, consequentemente, dificulta seu aprendizado, de uma maneira geral.

Além disso, quando o uso desse aparelho é detectado pelo professor, este, muitas vezes, tem que chamar a atenção dos alunos ou até confiscar-lhe o objeto. Isso acaba por interromper sua linha de pensamento e distanciá-lo de sua explicação. Essa situação é bastante prejudicial não somente ao professor, como também aos alunos, pois estes terão sua aula retardada ou interrompida.

O aparelho celular é extremamente útil em nosso dia-a-dia, mas não em sala de aula. Seu uso neste local é indevido e prejudicial ao aprendizado. Em consequência disso, deve ser evitado veemente. Afinal, atrapalhar a hora da aula é atrapalhar a hora da educação.

Joyce Dantas
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 7)

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