terça-feira, 19 de abril de 2011

ALÉM DOS CONCEITOS

Para muitas pessoas, o voluntariado significa doação, disponibilidade de tempo e capacidade para ajudar pessoas que necessitam. Embora esse conceito não esteja errado, ser voluntário não se resume a isso. Na verdade, é sobretudo nas pequenas gentilezas do dia-a-dia que encontramos o verdadeiro espírito do voluntariado.

Podemos demonstrar isso a partir de uma situação bem simples: dentro de um ônibus lotado, uma idosa está em pé. Ao considerar que por mais que esteja cansado, a idosa esta precisando mais do lugar e ceder o assento, você sem dúvidas agiu como um verdadeiro voluntário.

Quando, em um pequeno momento, paramos para escutar um desabafo de um amigo, de um familiar, estamos, de certo modo, caracterizando um voluntário. Não só porque escutamos e ajudamos, mas também porque nos tiramos um pouco do centro do universo e observamos as dificuldades do outro. É esse tipo de atitude de doação que caracteriza o espírito voluntário.

Diante do que foi exposto, constatamos que há várias formas de exercer o voluntariado, além do que habitualmente se pensa com essa palavra. Com base nisso, não é possível esconder-se atrás de desculpas, como a falta de tempo para deixar de fazer alguma ação como voluntário. Desse modo, é sempre possível doar de alguma forma, a final, conforme a oração de São Francisco, “é doando que se recebe”.

Karinne Lucena de Sena
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)

Nenhum comentário: