quinta-feira, 20 de maio de 2010

QUEBRA-CABEÇA DE RAÇAS

Brasil. Nação que surgiu com a chegada dos portugueses, mas cujas origens recordam seus habitantes originais, os índios, e cujos costumes e tradições são um grande quebra-cabeça, formado por peças africanas, européias, e até mesmo orientais. Sendo um país de tamanha miscigenação, será possível que exista preconceito no Brasil?

Casos como o do índio pataxó Galdino dos Santos, que teve 95% do corpo queimado por estudantes de classe média, respondem a essa pergunta. Na verdade, a diversidade de povos só acirra essa batalha de raças, que estereotipa as pessoas em conceitos como "negro ladrão", "índio preguiçoso" e "branco mauricinho".

O surgimento desse racismo, no sentido mais puro da palavra, remonta a história do nosso Brasil, que mesmo em pleno século XXI, ainda traz resquícios da colônia que foi um dia. Mas ao contrário de países como a Índia, em que os grupos são isolados por castas, aqui vivemos e crescemos juntos.

E essa é a grande diferença. Aqui, independente de nossa cor, todos temos um pouco de tudo dentro de nós, pois no fundo somos um povo só: o brasileiro. E a luta contra o racismo significa, mais do que tudo, a afirmação da nossa nacionalidade.

Graziela Severiano da Costa

(CALL 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)


Nenhum comentário: