domingo, 18 de setembro de 2011

REDAÇÃO DESTAQUE DO 2º PRÉ-SIMULADO 2011


Natal, 23 de agosto de 2011.

Prezada secretária da Mobilidade Urbana de Natal, Sra. Ana Elisabeth,

Faço parte de um grupo de assistentes sociais da cidade de Natal. Apesar de auto-denominados “assistentes sociais”, porque discutimos soluções para o bem geral da sociedade, nós, que compomos o grupo, somos economistas, investidores, profissionais da área biomédica e moradores de todas as grandes sub-regiões da cidade. Nas últimas semanas, temos dedicado nossas reuniões a discussões sobre possíveis conseqüências decorrentes do excesso de veículos e péssima acessibilidade na capital. Venho, então, a partir deste documento, representar os cidadãos natalenses e reivindicar ações concretas quanto à melhoria do transito na cidade de Natal.

Ao voltar do trabalho para casa, mais especificamente do bairro de Tirol para a zona sul da cidade, em Nova Parnamirim, realizo, em 1 hora e 10 minutos, um percurso que é facilmente realizado em 20 minutos quando não estamos em “horário de pico”. Já que toda cidade em crescimento, como a nossa capital, tem tendência a atrair a população rural para empregá-la em seus centros, deveria ter sido feita uma preparação estrutural da cidade para toda essa demanda populacional. Os bairros localizados na zona sul e na zona norte abrigam a maior parte da população empregada da capital. Devido a isso, considero uma enorme injustiça impedir que esses trabalhadores tenham acesso rápido à suas residências, onde eles têm a possibilidade única de descanso.

Outro ponto importante a ser lembrado é o grande evento de 2014. A senhora deve saber que, como cidade-sede da Copa do Mundo, Natal receberá um grande número de turistas e, consequentemente, haverá um considerável aumento no fluxo de veículos. Será uma grande oportunidade para atrair empresários. Todavia, se esses investidores conhecerem a nossa cidade, saberão que existe a grande possibilidade deles próprios permanecerem parados no trânsito, arrodeados por engarrafamentos nas principais avenidas da urbe – as mesmas que haviam sido construídas para facilitar a transição dentro da capital.

Certamente, seria prudente que a senhora, juntamente com os seus colaboradores, discutisse um novo planejamento, a fim de prevenir perda de investidores e, até mesmo, o processo inverso à urbanização. A melhoria da qualidade do transporte público – para a diminuição do fluxo de veículos nas ruas -, o reparo das principais rodovias e avenidas, a melhoria na condição das passarelas e faixas de travessias de pedestres e, principalmente, um replanejamento da acessibilidade nas vias internas de Natal devem ser realizados para que haja um bem-estar social e uma maior comodidade para os habitantes da capital norte-riograndense. Conto com a sua colaboração para a solução do problema.

Grato,

Cidadão Natalense.

Amanda Morais

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 7)

Nenhum comentário: