segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OS VILÕES DA SAÚDE

Chocolates, tortas, empadas, refrigerantes, massas, doces. Esses são apenas alguns dos alimentos aos quais estamos acostumados a comer com culpa, já arrependidos pelos futuros quilos a mais na balança. No entanto, engordar não é a única consequência negativa que o exagero desse consumo causa, já que essas guloseimas também são extremamente prejudiciais à nossa saúde.

Alimentos ricos em gorduras, saturadas ou trans, calorias e colesterol são responsáveis por diversas doenças que atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo. A arteriosclerose, por exemplo, é causada pelo acúmulo de gorduras, ingeridas na alimentação, nas artérias, entupindo-as e levando até mesmo à morte. Ademais, outros problemas como gastrite podem ser causados por maus hábitos alimentares e deixar o metabolismo dos indivíduos dependente de uma constante regulação na nutrição.

Além disso, devemos considerar que o alimento é "combustível" para todas as nossas atividades diárias, e que comer bem influi positivamente em todas as áreas do nosso organismo. É comprovado, por exemplo, que hábitos alimentares saudáveis contribuem até na prevenção do envelhecimento precoce evitando as tão temidas rugas.

Bons hábitos alimentares são necessários para o bom funcionamento do nosso metabolismo. Não é esperado que o consumo desse tipo de alimento nocivo acabe, apenas que se reduza, afinal, quem nunca caiu na tentação dos vilões da saúde?

Lara Louise
(CALL, 1º e 2º anos, quinta-feira, sala 8)

Nenhum comentário: