terça-feira, 9 de agosto de 2011

O QUE REALMENTE A ESCOLA É CAPAZ DE TRANSMITIR?

São pelo menos onze anos da vida dedicados aos estudos. No mínimo, quatro horas dentro de uma sala de aula. Cada vez mais cedo o indivíduo é matriculado em uma instituição de ensino. Diante disso, cabe a pergunta: qual é o papel da escola na sociedade moderna? Seria apenas o de transmitir conteúdos acadêmicos de disciplinas como português e matemática? É por essa razão que passamos tanto tempo diante de um professor?

Sem dúvidas, é papel da escola preparar o aluno para futuros desafios na sua vida acadêmica, como o ingresso no ensino superior. À primeira vista, pode parecer ao aluno que o ensino de muitos conteúdos de disciplinas como português e matemática não servem para nada. Mas, na verdade, são esses os conhecimentos necessários para que este possa desenvolver competências e habilidades que lhe serão úteis quando estiver fazendo uma faculdade. Por essa razão, não pode a escola eximir-se de cumprir esse papel.

No entanto, o papel da escola não se resume a isso. Ela deve também preparar o aluno para a vida. Há quem discorde dessa opinião, por achar que essa é a função exclusiva da família. De acordo com essa visão, são os pais os responsáveis por transmitir valores e princípios éticos e morais para seus filhos. Acontece que nestes novos tempos, quando cada vez mais os pais têm se ausentado do seio familiar, devido ao trabalho, deixando justamente de passar tais ensinamentos, cabe à escola assumir essa missão. Se a criança ou o jovem passa a maior parte do tempo nesse espaço, convivendo com outras pessoas, é lá que deve aprender valores como respeito e tolerância.

Diante de tudo isso, fica evidente que a escola tem duas importantes missões a cumprir: formar o aluno para o ensino superior e para o exercício da cidadania. No entanto, a falta de investimentos do governo na área da educação tem dificultado o cumprimento do papel das instituições de ensino. Somente professores capacitados e bem remunerados, entusiasmados pelo que fazem, proporcionarão aos alunos uma melhor qualidade de ensino. Infelizmente, essa realidade está longe de acontecer no Brasil.

Leonelson Davi
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 8)

Nenhum comentário: