domingo, 29 de maio de 2011

Sexo na adolescência

A prática precoce do sexo é cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Não só porque a mídia influencia a cabeça principalmente dos mais novos, mas também porque a curiosidade torna os instintos quase que incontroláveis. Além disso, o desenvolvimento de novos e sofisticados métodos contraceptivos torna a prática sexual mais segura.

Com freqüência, o corpo é usado como instrumento de comunicação sexual em novelas, filmes e seriados fazendo com que os jovens, inexperientes, achem isso algo banal, sem importância ou valores. Emissoras separam horários privilegiados e expõem corpos esculturais, aguçando os pensamentos e desejos daqueles que ainda não experimentaram o sexo.

A influência televisiva, aliada á curiosidade comum aos jovens por novas descobertas, vêm estimulando a prática do sexo cada vez mais cedo. A busca por emoções inusitadas que parecem á primeira vista perfeitas, podem trazer resultados negativos para toda uma vida. Gravidez, doenças, aborto, são alguns desses resultados.

A criação de métodos, como a camisinha e as pílulas anticoncepcionais, considerados altamente seguros, estimulam mais ainda o sexo. Porém, o uso inadequado desses instrumentos podem trazer danos irreparáveis á vida do adolescente, a AIDS e a gravidez são apenas 2 deles.

São comuns jovens inconseqüentes, que colocam suas vidas em jogo tendo o risco de arruinar todo um período destinado á aprendizagem e a formação de um adulto ,e acima de tudo um ser humano íntegro como é a época da adolescência. Pensar, medir, pensar novamente, considerar, são algumas das fórmulas para fazer o que é certo sempre.

Por outro lado os adolescentes não são pobres coitados, que sempre são manipulados pela mídia, pela curiosidade ou por métodos seguros. Caráter, apoio familiar e escolar, ambiente de vivência são fatores que contribuem para uma maior ou menor influência desses elementos na vida do adolescente.

Fellipe Elpídio

Um comentário:

Matheus disse...

Seu redação esta muito pobre de recursos intertextuais, mas ela esta bem clara, boa gramática, boa exposição de idéias. Falta mesmo trazer aquele toque a mais, o seu texto mostra que seu conhecimento no assunto esta limitado ao que todos nos sabemos ... Acho que ajudei ne ?