segunda-feira, 23 de maio de 2011

Voluntário, um agente da inclusão social

A atuação dos voluntários é essencial para a formação de uma sociedade mais justa. Não só porque permite a interação de pessoas de realidades sociais bem diferentes, mas também porque valoriza os indivíduos que são rejeitados pela população.

O voluntariado não se relaciona só com grupos de pessoas pobres, mas também com grupos discriminados por boa parte da população, como adolescentes grávidas, portadores de HIV e viciados em drogas. É indubitável que a interação entre voluntários e esses grupos sociais seja de extrema importância para ambos. Com a troca de conhecimentos, respeito ao próximo e ajuda mútua entre os envolvidos, teremos a oportunidade de tornar a sociedade cada vez mais justa e unida.

Além disso, a ajuda disponibilizada pelos voluntários faz com que os grupos sociais envolvidos se sintam valorizados. Isso acontece pela atenção em particular que cada voluntário dá ao indivíduo. Enquanto nesta sociedade injusta eles são excluídos, entre os voluntários eles são elogiados, possuem o direito de expressão, bem como recebem carinho e apoio, e ainda por cima, têm seus talentos prestigiados.

Em suma, deve-se enaltecer a ação dos voluntários, pois são grandes agentes da inclusão social. Logo, é preciso que haja estímulo, por parte do governo, para o exercício do voluntariado, e consequentemente, a sociedade se tornará mais unida e justa.

Valentino Poti

Igor Ataíde

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

Nenhum comentário: