/////Atualmente, a prática de atividades físicas é essencial para se tornar, cada vez mais, uma pessoa saudável. Mas, mesmo assim, o percentual de sedentários aumenta a cada dia. Esse problema, que vem atingindo milhares de pessoas, precisa ser enfrentado.
/////Pessoas com poucas atividades físicas e que perdem poucas calorias durante a semana são considerados sedentárias. O sedentarismo é muitas vezes chamado de “doença do século” por causa dos vários malefícios que causa à saúde. Ele é um problema de saúde pública grave e o seu combate pode diminuir nacionalmente a incidência de doenças e mortes prematuras. É a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, pois pode comprometer o funcionamento de vários órgãos, provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular. Por isso, deve ser combatido. Muitos sedentários, quando iniciam a prática de atividades, sentem dores, demoram a se adaptar. Isso gera a sua desistência nessa fase, pois eles passam o dobro de tempo que um inativo (que pratica algum esporte e está parado) nessa adaptação.
/////Para combater isso, é preciso encarar a prática habitual de exercícios como um objetivo a ser conquistado. É preciso haver determinação, ultrapassar os limites, além da conscientização de cada um da importância da prática de uma atividade física. O importante mesmo é praticar o exercício que seja interessante, agradável, mas que, ao mesmo tempo, seja saudável e motivador.
/////Mariane Oliveira
/////(CALL, 1º e 2º anos, sala 9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário