O sistema de cotas é uma medida governamental que estabelece uma reserva de vagas a determinadas classes sociais e raças como a negra, para universidades públicas. Ele visa acelerar um processo de inclusão social.
Entretanto, isso é ineficaz, pois esse sistema contribui para o aumento da discriminação racial e desigualdade social. Esse método não irá melhorar as condições de ensino público e não eliminará o racismo, pois ele já é um tipo de discriminação. Além disso, ele discrimina os brancos mais pobres. Querer superar uma injustiça criando outra não é o melhor caminho.
A questão da cota esconde o problema maior, a mediocrização do sistema de ensino público. Muitos dos beneficiados, sem ter uma preparação anterior, não conseguem um bom desempenho nas universidades.
Assim, o melhor caminho para combater a exclusão social é a construção de serviços públicos universais de qualidade em setores de educação, saúde e previdência. Ou seja, é necessário um investimento maior do governo nas escolas públicas, pois só assim formaremos bons profissionais para futuramente termos um país melhor.
Mariane Araújo de Oliveira
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)