domingo, 24 de outubro de 2010

COTAS: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO?

O sistema de cotas é uma medida governamental que estabelece uma reserva de vagas a determinadas classes sociais e raças como a negra, para universidades públicas. Ele visa acelerar um processo de inclusão social.

Entretanto, isso é ineficaz, pois esse sistema contribui para o aumento da discriminação racial e desigualdade social. Esse método não irá melhorar as condições de ensino público e não eliminará o racismo, pois ele já é um tipo de discriminação. Além disso, ele discrimina os brancos mais pobres. Querer superar uma injustiça criando outra não é o melhor caminho.

A questão da cota esconde o problema maior, a mediocrização do sistema de ensino público. Muitos dos beneficiados, sem ter uma preparação anterior, não conseguem um bom desempenho nas universidades.

Assim, o melhor caminho para combater a exclusão social é a construção de serviços públicos universais de qualidade em setores de educação, saúde e previdência. Ou seja, é necessário um investimento maior do governo nas escolas públicas, pois só assim formaremos bons profissionais para futuramente termos um país melhor.

Mariane Araújo de Oliveira

(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

MUITA CALMA NESSA HORA...

Medo e dúvida são dois sentimentos que invadem quem está prestes a entrar na universidade. Não é à toa que isso acontece. Afinal, o momento de escolha profissional é de muita pressão. Além de suas expectativas, há também a dos seus pais. Mas lembre-se de que a escolha é sua e de mais ninguém.

O pré-vestibular é um período em que o aluno mais se cobra e sente-se na obrigação de ser aprovado. Aqueles que estudam regularmente e apresentam bom rendimento escolar não precisam se cobrar tanto. O ideal é criar um plano equilibrado de estudos, organizando o tempo de forma que possa estudar, mas sem esquecer do lazer, pois o equilíbrio físico e mental também é muito importante.

De fato, vestibular é algo que preocupa bastante e ficar com o pensamento nele 24 horas ao dia só piora a situação. Quando sentir-se muito cansado, reserve um tempinho para você. Se tem dúvidas em relação ao curso que irá escolher, procure ajuda profissional, tenha contato real com as profissões com que você mais se indentifica. Manter-se atualizado, lendo jornais e revistas, é fundamental.

Reunindo os fatos anteriormente citados, pode-se concluir que a tensão pré-vestibular é praticamente impossível de não existir em qualquer aluno, mas o que deve permanecer firme e forte é a calma e o pensamento positivo. No final, você terá o resultado do seu esforço. Se não conseguir passar no primeiro, não esquente, afinal, tudo acontece no tempo em que deve acontecer.

Marília Paiva de Oliveira

(CALL 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Londrina, 25 de agosto de 2010.

Prezado Sr. Antônio Silva,

Escrevo-lhe porque estou preocupada com a situação da nossa cidade. O crime está cada vez mais presente no cotidiano de Londrina e a violência parece não ter solução. Estamos à mercê dos criminosos, pedindo a Deus que eles só levem nossa carteira e nosso carro, deixando-nos com vida. Não podemos continuar vivendo dessa forma.

É impressionante como assaltos, roubos e furtos não nos assustam mais, exceto os casos de extrema barbaridade, como a morte trágica de Tim Lopes. Essa “criminalidade selvagem” foi associada às áreas mais carentes, porém isso é um equívoco. Como prova disso, podemos citar a situação do nosso país: o governo investe há anos nas áreas mais pobres e, ao mesmo tempo, a violência vem aumentando.

O crime organizado e a brutalidade são fenômenos internacionais. Como por exemplo, podemos citar as organizações criminosas chinesas e a máfia italiana, assim como os traficantes cariocas.
Apesar de aparentemente impossível, não podemos deixar de buscar a solução. Alguns locais podem ser considerados modelos nessa busca pela solução. Esses lugares adotaram medidas que proporcionaram uma melhora significativa. O principal exemplo é Nova York, que , em 1993, criou o Projeto Tolerância Zero. Este combatia os homicídios causados pelo tráfico de drogas. A polícia descobriu uma ligação entre estes e o furto de carros. Combatendo o último problema citado, que é muito menor, a polícia nova yorkina conseguiu diminuir a taxa de homicídios.

Essa é uma das muitas medidas que podem ser tomadas na busca por uma sociedade mais segura. É necessário que a população esteja ciente dessa possibilidade de melhora e lute por uma Londrina melhor. Espero que o senhor, como editor do Jornal da Cidade, publique algo sobre esse tema e ajude-me na luta contra a criminalidade na nossa cidade.

De uma leitora e admiradora do Jornal da Cidade,
Raquel Medeiros.

Raquel Medeiros
(CALL, 1º e 2º anos, quinta-feira, sala 9)

Natal, 22 de Setembro de 2010

Prezado diretor de recursos humanos,

Sou jovem e estou à procura de emprego. Pretendia atuar em sua empresa, por ser de grande expressividade e ter funcionários de alta competência, além de oferecer ótimos empregos em nossa sociedade. Escrevo porque pretendo convencê-lo de que o mal ocorrido na entrevista não deveria ser motivo para reprovar-me no processo seletivo.

Trabalhei em várias empresas com alto potencial no mercado, Sou competente em tudo o que faço. Como foi visto, tenho um ótimo currículo, e estou terminando minha especialização no curso de administração. Essas qualificações fizeram-me um dos melhores profissionais atuantes em minha área, solicitado em vários ramos de emprego.

Em relação ao mal ocorrido no Orkut, só tenho que pedir desculpas. Gostaria de lembrar que o Orkut é um site de relacionamento, e não mostra realmente quem somos. Utilizo a rede virtual apenas para divertimento, e de maneira alguma misturo vida pessoa com profissional. Em Relação ás comunidades, de muitas participo apenas por divertimento ou indicação dos meus amigos. Sei que errei e estou aqui tentando corrigir o meu erro.

Caso me aceite, informo que irei excluir o Orkut, para evitar maiores constrangimentos dentro da empresa. Porém, faço questão que veja meu currículo em outras empresas, como também converse com outros profissionais. Verá que nunca faltei com o respeito com nenhum funcionário e me dou bem com todos.

Quanto ao que aconteceu, acho que o senhor deveria me dá uma chance. Dou-lhe a seguinte sugestão: faça uma experiência durante alguns dias comigo, assim você me conheceria um pouco melhor e veria o quanto sou capaz de exercer a minha profissão.Sem mais, coloco minha experiência á disposição de sua empresa e peço que reveja o acontecido.

Atenciosamente,
João Felipe.

Maria Clara Bezerra Vieira
(CALL, 1º e 2º anos, terça-feira, sala 9)